Antigamente existia uma divisão nítida entre os defensores da natureza e os que pregavam a exploração irrestrita dos recursos naturais. A Gestão Ambiental para a Brasileiro Specialty Coffees visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas de manejo até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros. Para a empresa, é preciso utilizar os recursos naturais sabiamente, retirando apenas o que pode ser reposto, em um sistema sustentável de produção.

Em suas fazendas, áreas de reserva legal e permanente são preservadas e servem de abrigo para aves e animais, buscando aumentar o habitat da fauna nativa e intensificar a biodiversidade. Os projetos ambientais em andamento têm como objetivo o plantio de árvores nativas para atingir 30% da área total da propriedade.

O monitoramento de pragas e doenças é feito periodicamente e somente produtos permitidos pela Organização Mundial da Saúde são aplicados, sendo também monitorados pelo sistema de rastreabilidade quanto ao período de carência. A Brasileiro Specialty Coffees preocupa-se com os impactos que possam ocorrer no meio ambiente e com a segurança do trabalhador.

Nas fazendas, a redução do consumo de água é uma meta levada a sério. A água do processo de lavagem e separação do café é reciclada. Como tem alto teor nutricional, é tratada e aproveitada para fertiirrigação das próprias lavouras de café.