A procura pela certificação por parte da Brasileiro Specialty Coffees veio de encontro ao trabalho já desenvolvido nas propriedades, ou seja, produção de cafés de qualidade, com sustentabilidade, responsabilidade social, preocupação ambiental e segurança alimentar visando produzir um alimento com respeito ao meio ambiente e às relações sociais.

UTZ KAPEH
No mundo inteiro, o conceito dos consumidores relativo à qualidade de café está se expandindo. Além da qualidade e do sabor, as condições nas quais o café foi produzido são importantes. O código exige o cumprimento pela Fazenda Santana e Fazenda Folhados dos seus mais de 180 itens. Da mesma forma, a legislação alimentar na Europa, nos Estados Unidos e no Japão está mudando no sentido de exigir transparência das origens e rastreabilidade do produto final. Em todas as fazendas da Brasileiro Specialty Coffees há rastreabilidade total dos lotes. O programa Utz Kapeh oferece segurança em toda a cadeia de produção do café, garantindo o fornecimento de café responsável para mercados competitivos. Ele responde a duas questões importantes para a cadeia global de café:

Qual a origem do café?
E como ele foi produzido?

 

RAINFOREST ALLIANCE
A Fazenda Santana e a Fazenda Folhados fazem parte do seleto grupo de propriedades certificadas, no Brasil, segundo os critérios da Rainforest Alliance, auditado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora.

Seus padrões são rigorosos em relação à proteção ao meio ambiente exigindo das propriedades cuidados especiais. Além disso, esta certificação avalia fatores sociais e econômicos relacionados à produção, como os direitos dos trabalhadores e a eficiência das propriedades, permitindo aprimorar a administração do empreendimento e gerar benefícios financeiros.

Este certificado garante ao consumidor que o café adquirido é produzido em uma fazenda preocupada e comprometida com a preservação do meio ambiente e com o bem estar social de seus trabalhadores.

CACCER – 4 estrelas – Fazenda Santana e Fazenda Folhados
A região do Cerrado Mineiro foi a primeira região produtora de café demarcada no Brasil, segundo decreto do Governo de Minas Gerais. Hoje, o modelo de produção no Cerrado é considerado um dos mais tecnificados no mundo, graças à elevada produtividade que suas lavouras estão alcançando. Os cafés são classificados não apenas pela qualidade da bebida que produzem na xícara, seguindo padrões internacionais da Associação de Cafés Especiais Americanos (SCAA), mas também pela sua procedência de uma determinada região de plantio. 

A Fazenda Santana e a Fazenda Folhados seguem rígidas regras de modo de produção. Por isso, as fazendas receberam a chancela de quatro estrelas, o nível máximo.